No Patorroco com Baixa Gastronomia por Nenel - Bastidores - Belo Horizonte - Torresmo


#nenel #baixagastronomia #torresmo No Patorroco com Baixa Gastronomia por Nenel - Bastidores - Belo Horizonte - Torresmo "Típico bar de esquina de BH: cadeiras na calçada e comidas clássicas. Sob comando de Marcos Proença, o cardápio valoriza a tradição mineira com toques criativos, rendendo prêmios entre pratos e petiscos incluindo Sheik de Minas, Caviar da Roça, Acarajé Mineiro, Koninguiça e Brochetes. Entre cervejas e cachaças, a casa preserva sua essência da gastronomia de boteco com sabor e personalidade." - https://cumbucca.com.br/guia/patorroco/ "Petiscos clássicos são servidos nas mesas de plástico espalhadas pela esquina das ruas Turqueza e Turfa, no bairro Prado. O bar é comandado por Marcos Proença, o Patorroco, que circula entre as mesas e interage com os clientes." - https://degustatividade.com.br/2026/02/bar-patorroco/ "O bar possui diversos tipos de petiscos e porções que são de fabricação própria. Carnes bem tratadas, produtos feitos artesanalmente também para obter o que há de melhor em qualidade. Toda terça feira, o Chef e também dono Marcos Proença, escolhe um prato para fazer no salão, monta o equipamento que irá precisar próximo às mesas dos clientes, para que eles vejam o preparo. Dos maiores sucessos da casa, é possível citar porções como Shake de Minas, Tutu Bola, Tô fora, Bicho do Mato, Torresmo de Barriga, Carne de Panela, Carne na Lata, Acarajé Mineiro e Nhoque do Vale. São cerca de vinte e seis tipos de porções. Além disso, oferece cervejas tradicionais e artesanais para acompanhar as refeições." - https://portalbelohorizonte.com.br/o-que-fazer/comer-e-beber/bar/bar-patorroco?__goc_wbp__=299482002Z9VspQ5R7f9diSK8-qqvq7Fw1SU Localização: https://fera-map.blogspot.com/  @TVBaixaGastronomiaporNenel  https://www.instagram.com/baixagastronomia/ https://www.instagram.com/patorroco/

Na Pizzaria Guarujá com Baixa Gastronomia por Nenel - Desde 1957 - Bastidores - Belo Horizonte


#nenel #baixagastronomia #pizza 00:00:00 Intro 00:00:25 Restaurante e Pizzaria Guarujá 00:01:31 A Estufa Fria 00:04:39 A Pizza "Durante a solenidade foram realizadas homenagens ao Restaurante e Pizzaria Guarujá, que comemora 50 anos de funcionamento. Em discurso, Totó Teixeira destacou o empenho e a perseverança de Manoel Felismino de Jesus, fundador do empreendimento. “Os filhos, na ausência do pai, mostraram-se plenamente dignos da herança de ensinamentos. Seguiram em frente com o estabelecimento, deram a ele a revitalização necessária, e hoje comemoram, com a alegria justa da data, os 50 anos de funcionamento ininterrupto”, ressaltou. Após a entrega do Diploma de Honra ao Mérito a Paulo Marcos de Jesus, atual administrador e filho de Manoel Felismino, Joana Maria da Cruz, esposa do fundador, foi agraciada com um buquê de flores. Moradores dos bairros Gameleira, Nova Suíça e adjacências encaminharam à Câmara uma homenagem ao restaurante, que também foi lida durante a reunião. " - https://www.cmbh.mg.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/2007/11/honra-ao-m%C3%A9rito-para-o-restaurante-e-pizzaria-guaruj%C3%A1 Localização: https://fera-map.blogspot.com/  @TVBaixaGastronomiaporNenel   @Fera27  https://www.instagram.com/baixagastronomia/

No Bar do Luiz Fernandes com Baixa Gastronomia por Nenel - Bastidores - São Paulo - Desde 1970


#baixagastronomia #nenel #saopaulo "A história do Bar do Luiz começa muito antes do bar e até mesmo do Luiz. Em 1942 o sr. Eduardo Fernandes e sua esposa Idalina (pais do Seu Luiz) tocavam um pequeno empório localizado na Rua Augusto Tolle. “Produtos nacionais e estrangeiros. Não tememos concorrência”, afirmava o calendário exibido nas paredes de seu negócio. Mas a concorrência veio forte e a pequena mercearia foi abalada pela nova onda dos supermercados. Em 1970 Seu Luiz, sua mãe e sua esposa (ambas chamadas Idalina) mudaram o rumo de seu negócio drasticamente. As portas da vendinha deram lugar a um pequeno bar. Ali já reinava um salgadinho de primeira: o famoso e inigualável bolinho de carne. Todos na região ouviam falar, pegavam para viagem ou consumiam ali mesmo, de pé entre um bate papo e outro. Acompanhado das batidas artesanais ou de um guaraná caçulinha para os pequenos. No fim da década de 70, aos 12 anos o Eduardo – filho de Seu Luiz e Dona Idalina – já atendia as mesinhas e inovava acrescentando novas opções no balcão de acepipes ou fazendo pequenas reformas no espaço. Aos poucos o bar expandiu, ganhou fôlego no concorrido cenário da botecagem paulistana e acabou se tornando um dos bares mais conceituados da cidade." - https://www.bardoluizfernandes.com.br/nossa-historia "Visitar o Bar do Luiz Fernandes é um dos programas mais tradicionais da ‘botecagem’ de São Paulo. Desde a década de 1970, o bar mais famoso do Mandaqui, na zona norte, traduz o que de melhor existe em termos de “hospitalidade sem frescura”. Mesas simples, cervejas de garrafa (bem geladas) e aquelas “inhas” que quase todo mundo ama: batidinhas, caipirinhas e cachacinhas. Um respeitável balcão de acepipes – daquele que você caça embutidos, cebolinhas, ovos de codorna e outros que tais - também faz parte da paisagem. Na decoração, os indefectíveis uniformes de times de futebol. Ou seja, não tem como não se sentir em casa ou abraçado por uma tradição quentinha e amorosa." - https://www.estadao.com.br/paladar/premio-paladar/bar-do-luiz-fernandes-fica-em-15-lugar-no-ranking-do-premio-paladar/?srsltid=AfmBOoq1kGa-YyWfyL12mcQGUHnKVbD-piHjX9oUmehiqWxa2S_Fquqk Localização: https://fera-map.blogspot.com/  @TVBaixaGastronomiaporNenel  https://www.instagram.com/baixagastronomia/ https://www.instagram.com/bardoluizf/

No Boteco Ivazé com Baixa Gastronomia por Nenel - Bastidores - São Paulo


#nenel #baixagastronomia #boteco "Boteco Ivazé: a melhor tilápia frita da madrugada de SP Um boteco que funciona no ritmo clássico da cidade, no boca a boca, com recorrência e o básico bem feito A Rua Paim carrega há décadas uma vocação boêmia. Nos anos 1960, viveu sua era de ouro, concentrando bares, encontros e uma vida noturna intensa no coração da Bela Vista. Mais tarde, ficou eternizada pelo conjunto habitacional apelidado de Treme-Treme, símbolo de uma São Paulo densa, popular e em constante transformação. A rua mudou, verticalizou, acelerou , mas nunca perdeu o chão. É nesse cenário que o Boteco Ivazé se estabelece com naturalidade. Um boteco que funciona no ritmo clássico da cidade: boca a boca, recorrência, básico bem feito. Diz muito sobre um lugar quando os chefs e a turma da cozinha escolhem comer ali, fora do serviço, sem plateia, sem discurso." - Leia mais em: https://vejasp.abril.com.br/coluna/coluna-faro-fino-frank-menezes/boteco-ivaze-a-melhor-tilapia-frita-da-madrugada-de-sp/ Localização: https://fera-map.blogspot.com/ https://www.instagram.com/boteco_ivaze/  @TVBaixaGastronomiaporNenel  https://www.instagram.com/baixagastronomia/

No Nuh! Espetinhos com Baixa Gastronomia por Nenel - Bastidores - Belo Horizonte - Churrasquinho


#nenel #baixagastronomia #espetinhos No Nuh! Espetinho com Baixa Gastronomia por Nenel - Bastidores - Belo Horizonte - Churrasquinho https://www.instagram.com/baixagastronomia/  @TVBaixaGastronomiaporNenel  https://www.instagram.com/churrascosemsegredo/

No Sururu com Baixa Gastronomia por Nenel - Bastidores - São Paulo


#nenel #baixagastronomia #saopaulo "Bar de frutos do mar, Sururu é eleito melhor boteco de São Paulo Casa inaugurada há pouco mais de um ano na Barra Funda serve porções quentes e frias e cerveja de garrafa" - https://www1.folha.uol.com.br/o-melhor-de-sao-paulo/2025/restaurantes-bares-e-cozinha/2025/08/bar-de-frutos-do-mar-sururu-e-eleito-melhor-boteco-de-sao-paulo.shtml "Conheça o Sururu, na Barra Funda, um dos bares mais concorridos de SP Com uma fanbase de respeito, o Moela vive entupido de gente em seus dois pontos. Não precisou de muito tempo para que o boteco irmão Sururu, aberto um mês atrás na frente do Theatro São Pedro e dedica... " - Leia mais em: https://vejasp.abril.com.br/coluna/notas-etilicas/comer-e-beber-sururu-barra-funda-critica/ "Dos mesmos sócios do Moela e do Zé Bolim, o boteco, montado pertinho do Theatro São Pedro, é para quem quer comer um peixe ou um fruto do mar em clima desencanado. Mas com algum conforto, já que há um... " - Leia mais em: https://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/sururu/ Localização: https://fera-map.blogspot.com/ https://www.instagram.com/obarsururu/  @TVBaixaGastronomiaporNenel  https://www.instagram.com/baixagastronomia/